Por dentro da Ross: Conheça Marcos Zenas!
Na Ross temos um time excepcional que faz essa empresa acontecer e chegar para o público os melhores produtos e experiências. Neste post, você vai conhecer melhor o Marcos Zenas, Head de Design e Criação dos produtos Ross. Ele é o grande responsável e criador das embarcações da Ross, quem vem revolucionando e conquistando o mercado náutico, criando verdadeiros fãs pelos nossas embarcações.
1. Apresentação e trajetória
- Qual é o seu nome e qual o seu papel aqui no Estaleiro Ross?
Olá Pessoal, tudo bem? Me chamo Marcos Zenas e sou Head de Design e Criação dos produtos Ross.
- Há quanto tempo você trabalha com projetos de embarcações?
Eu atuo no mercado Náutico a 18 anos já sendo um apaixonado pelo segmento desde de criança onde eu já “criava” barcos de papel buscando algo diferente do desenho habitual (rs).
- Como você começou na área náutica e o que te motivou a seguir essa carreira?
O meu começo foi algo atípico, onde foi me dada uma oportunidade como motorista de uma loja de produtos náuticos focados em moto-aquáticas. Cabe dizer que não ocupei essa vaga em nenhum momento pois um vendedor havia faltado no meu primeiro dia de trabalho e já sentei na mesa dele e comecei a atender o público. A partir daquele momento vi não teria mais volta. Eu queria vender, entrar naquele jogo.
2. Processo de criação
- Como nasce o projeto de uma lancha? Quais são as primeiras etapas?
O processo de criação é algo mágico, sensorial, emocional. Você conecta sua paixão por algo a sua capacidade de criar esse algo. Não existe criação sem o estudo e o amor pelo meio que você atua. Primeiro procuramos por tudo que já existe no cenário. Depois buscamos fazer algo diferente, que chame a atenção de todas as formas possíveis
- Quais os principais desafios de projetar uma lancha que seja bonita, funcional e segura?
Aqui entram vários fatores. Buscamos oferecer um desenho impactante, provocativo. O design é o primeiro elo de comunicação entre uma pessoa e o produto. Depois conectamos esse desenho com outros setores dentro da fábrica ligados ao desenvolvimento e construção buscando sempre soluções para a melhor experiência a bordo. Disso tudo, resulta a segurança de uma compra que corresponda a expectativa almejada pelo nosso consumidor.
- O que é levado em consideração na hora de pensar no design de uma lancha?
Fugir do habitual. Entregar sempre algo descomunal que vá além da fibra. Encarar os barcos como obras de arte. Buscar um desenho que transmite emoção aos apaixonados por navegar. Detalhes importam, vale a pena investir tempo, pesquisas e fazê-los direito.
3. Diferenciais da Ross
- O que diferencia os projetos das lanchas Ross das demais do mercado?
Mais uma vez citamos a questão da emoção, paixão e comprometimento por cada pessoa envolvida na marca Ross. As nossas lanchas possuem um DNA único e já consagrado que faz a diferença. Não adaptamos ou “esticamos” modelos pré-existentes. Criamos tudo do zero, com muita beleza e inovação. Somos a marca mais atuante de projetos descomunais da atualidade.
- Tem algum detalhe de projeto ou inovação da Ross que você se orgulha muito?
Difícil citar apenas um detalhe quando falamos da Ross. Ela por si é o maior sinônimo de inovação do cenário náutico atual. É a marca com a maior curva de crescimento, a que vem entregando mais lançamentos, a mais comentada desses últimos dois anos. Isso já é um motivo de orgulho por fazer parte desse time focado em excelência.
4. Curiosidades e bastidores
- Já aconteceu algum pedido inusitado ou personalização fora do comum?
Com certeza (rs). Cada barco vendido representa um sonho realizado, uma conquista onde o cliente e sua família buscam algo único. E no meio desse processo, aparecem alguns projetos no mínimo “exóticos” (rs). Procuro na medida do possível direcionar o cliente para algo mais habitual. Faço projeções digitais. Combino cores. Mas tem casos que a coisa foge demais do comum (rs).
- Qual é a sua lancha Ross favorita e por quê?
Não digo “favorita” (cada modelo tem o seu encanto) mas, a Linha SLR Series colocou a Ross num posto de destaque no cenário náutico nacional e hoje ocupa um lugar no desejo do grande público náutico do país. Acredito que essa linha vai entregar os lançamentos mais relevantes e impactantes dessa próxima década. Grande parte desse sucesso diz respeito a inovação, atitude, ousadia e comunicação por parte da Ross com o mercado atual.
5. Finalizando
- Como é pra você ver uma lancha Ross pronta navegando por aí?
Sempre me faço essa pergunta quando vejo uma Ross na água. E sempre me respondo com três palavras: Satisfação, carinho e realização. Eu amo fazer parte desse time. E amo ainda mais saber que através dessa marca, podemos fazer parte de alguns dos melhores momentos dos nossos clientes. Eu quero uma marca no universo. Através da Ross, estou conseguindo.
- Se pudesse descrever a sensação de trabalhar com o que ama em uma frase, qual seria?
Essa é fácil (rs). Já fiz parte da construção de algumas marcas de grande relevância no mercado. Mas só pude sentir uma emoção coletiva entregando meu sentimento de criação de uma forma nunca feita antes fazendo parte da Ross. Uma marca autêntica e humana, liderada por uma família (Márcio e Stella) que carrega a própria marca no nome. Troco a frase por uma palavra: GRATIDÃO.
- Deixe uma mensagem para quem sonha em ter uma lancha Ross um dia.
Nunca deixe um sonho, um desejo de conquistar sua lancha para trás. O melhor investimento é a construção de um amanhã incrível. Poder curtir o espetáculo de navegar por cenários únicos. Quando chegar esse momento, estaremos aqui para oferecer o melhor, sempre. Isso é Ross.
Gostou do conteúdo? Compartilhe e escreva nos comentários quais outras pessoas da Ross você gostaria de conhecer!
Comentários